Quem Somos

A Sociedade Pró-Livro-Espírita em Braille - SPLEB - é uma Associação Civil, sem fins lucrativos, fundada em 30 de junho de 1953, com sede e foro na Cidade do Rio de Janeiro, considerada de Utilidade Pública, nos âmbitos Federal, Estadual e Municipal. Nossa finalidade é propiciar aos cegos, dentro e fora do país, gratuitamente, o estudo da Doutrina Espírita em suas próprias fontes.

A SPLEB tem por objetivos:

  • Transcrever e imprimir no Sistema Braille ou disponibilizar em áudio, obras doutrinárias e/ou de caráter didático, profissional, tecnológico, jurídico etc., de interesse dos cegos.
  • Alfabetizar cegos e formar transcritores, por meio de curso gratuito do Sistema Braille sob nossa responsabilidade.
  • Editorar no sistema comum, no Sistema Braille e em meio eletrônico o periódico Kardebraile e outras publicações, promover outras formas de divulgação.

As obras impressas em Braille ou, mais recentemente, gravadas em mp3, são distribuídas, gratuitamente, atendendo às solicitações de cegos, não havendo em relação aos beneficiados de quaisquer serviços da SPLEB nenhuma discriminação de etnia, gênero, orientação sexual ou religiosa bem como portadores de deficiências.

A SPLEB não tem mantenedora e não recebe, a não ser eventualmente, ajuda governamental. Mantemo-nos através de um pequeno quadro social com donativos de corações bem formados, de bazares da pechincha, pela venda de roupas e outros objetos doados em condições de uso, de shows artísticos; inclusive com a participação de artistas cegos. Entretanto, temos ciência que devemos a manutenção da instituição aos esforços da Espiritualidade Maior, que nunca desamparou a entidade. Assim como contamos com dedicados voluntários, pessoas não obrigatoriamente espíritas, que servem ao bem por meio do trabalho voluntário dedicado aos irmãos desprovidos de visão física.

Em paralelo, também realizamos reuniões de estudo da Doutrina Espírita e práticas mediúnicas através do Setor Doutrinário da SPLEB.